Você saberia explicar o que é torque?

Ao trocar o pneu de um carro utilizamos uma chave (chave de rodas em formato de L) que, em contato com a porca que prende a roda e estando sob a ação da força aplicada por nós (força resultante/decomposição deve ser perpendicular ao braço da chave), produz a rotação da porca, permitindo-nos a retirada da roda e a troca do pneu.

A retirada da porca com a chave citada torna-se mais fácil a medida que aumentamos o “braço” da chave, exigindo-nos menor quantidade de força para que possamos executar um mesmo trabalho. Ações que executamos no cotidiano, como abrir uma porta, trocar o pneu de um carro utilizando uma “chave de rodas”, dentre outras circunstâncias, exigirá de nós menor quantidade de força se o braço da “alavanca” for aumentado.

A grandeza física associada ao movimento de rotação de um determinado corpo em razão da ação de uma força é denominada torque, ou seja, o torque é definido como o produto da força aplicada em relação a um determinado ponto pela distância que separa o ponto de aplicação dessa força ao ponto. Eis o conceito que justifica o motivo da maçaneta da porta de sua casa ficar longe da dobradiça (polo), pois se estivesse próxima necessitaríamos de mais força para abri-la ou fechá-la. Caso ainda tenha dúvida acerca das aplicações desta grandeza; tente abrir uma porteira aplicando a força bem próxima das dobradiças e verá o resultado.

E um torquímetro? Para que serve?

O torquímetro é uma ferramenta que parece ser mais complicada do que é. Basicamente, ele serve para apertar parafusos e porcas e, normalmente, tem a forma de uma haste de metal com um furo onde colocamos um extensor e uma chave de encaixe. Mas no que isso difere de qualquer outra ferramenta cujo princípio seja “apertar” e “afrouxar”? É aí que está o diferencial do torquímetro e o motivo que pode levar você a adquirir um. Ele também mede o torque (força de rotação) do parafuso, ou porca, fazendo com que os ajustes se tornem muito precisos. O torquímetro lida com o aperto final e vai nos dizer se o parafuso precisa de mais ou menos aperto para que se mantenha firme sem que exerça pressão demais, o que pode causar danos à peça na qual ele esteja fixado. Por isso, tenha em mente que você o utilizará somente para regular o torque. Abaixo podemos ver as principais unidades de medida utilizadas:

  • newton metro (N.m)
  • quilograma – força metro (kgf.m)
  • libra – força polegada (lbf.in)
  • libra – força pé (lbf.ft)
Voltar para o blog