Você sabe a diferença entre calibração RBC e uma calibração RASTREADA RBC?


Especificamente em nossa área de atuação, calibrar um torquímetro é submetê-lo a uma série de medições, em determinadas condições, obtendo uma medição indicada e a comparando com um material de referência. Podemos usar um peso padrão até mesmo um testador digital.

A partir daí quando este Laboratório (vamos chamá-lo de LABORATÓRIO X) apresenta os requisitos da norma ISO/IEC 17025 sendo auditado e aprovado pelo Inmetro, podemos dizer que ele é um LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO RBC (pertence a Rede Brasileira de Calibração).

Agora, se outro estabelecimento (vamos chamá-lo de LABORATÓRIO Y) atende aos mesmos requisitos da Norma ISO/17025 mas apenas não foi auditado, este é chamado de LABORATÓRIO RASTREADO DE CALIBRAÇÃO RBC.

Note aqui que se observadas e atendidas às exigências técnicas da norma ISO/IEC 17025, tanto o LABORATORIO X como o LABORATÓRIO Y possuem a mesma qualidade técnica e são aceitas em todas as auditorias das normas de sistema de gestão da qualidade, como ISO 9001, ISO 14001, ISO/IEC 17025, OHSAS 18001, NBR 45001, ISO/TS 16949, ANVISA RDC59, Portarias Técnicas do Governo, Petrobras entre outras grandes companhias.

Ou seja, em ambos os caso você está tendo uma garantia de que seu instrumento esta aferido e calibrado dentro das melhores práticas.

Voltar para o blog